Biografia | Dario Zalis
dario

Argentino de nascença e carioca na existência, Dario Zalis começou a fotografar pouco antes da adolescência e assumiu posição de relevância na fotografia nacional nas últimas quatro décadas de exercício profissional. Dono do que ele mesmo costuma chamar de “estilo eclético de fotografar”, Zalis acumula vasta experiência, basicamente, nos três grandes grupos de estruturação da imagem para clientes do mundo corporativo, produção de fotos em estúdio e registro de pessoas e cenas no País e no mundo. O portfólio de personalidades clicadas pelo artista inclui desde João Gilberto, Maria Bethânia, Alcione, Eike Batista e Roberto Marinho, envolve cenas captadas para a formação de bancos de imagens nos sites de grandes grupos como Vale, Multiplan, Neoenergia, NBA, Brascan, BarraShopping, Lojas Americanas, Klabin e Light, dentre outros, e passa, ainda, pela produção de imagens para revistas de grande circulação como Contigo, Marie Claire, Caras.

Apenas para exemplificar, algumas das passagens marcantes na sua carreira foram as últimas imagens do fundador das Organizações Globo feitas por encomenda da TV Globo e a cena do baiano ícone da Bossa Nova de pijama em Nova York. “Sou muito eclético, mas sou apenas um Dario. Cada foto que faça leva uma marca minha”, diz o fotógrafo, com o orgulho de quem desenvolveu excelência ao retratar minas de minério de ferro, shopping centers, lojas e unidades industriais. Boa parte da capacidade de transitar por diferentes estilos, absorvendo o melhor de cada um, e da construção de uma linguagem própria única vem da experiência profissional. Nascido em Buenos Aires e morando no Rio desde os 8 anos de idade, Zalis tomou contato, ainda menino, com a atividade fotográfica por inspiração do irmão mais velho, Sergio Zalis, e participou do primeiro curso de fotografia quando tinha 15 anos. Depois de alguns anos na Faculdade de Engenharia, a certeza de que seria fotógrafo levou-o a iniciar o trabalho na então prestigiosa Revista Manchete do início dos anos de 1980 e, poucos anos depois, à criação do estúdio de fotografia, na Zona Sul do Rio, onde trabalha há quase 25 anos. Empreendedor de um dos mais respeitados estúdios do Rio, Dario fundou com o irmão a Agência ZNZ.

Hoje em voo solo, o trabalho de Dario abrange diferentes ramos da fotografia e se espraia em segmentos como portraits, capas de discos, publicidade, moda, captação de imagens para publicações corporativas e fotojornalismo. Neste site, é possivel enxergar um resumo da obra de, para quem a câmera fotográfica é um instrumento musical, que permite acessar a percepção interna da imagem e transformá-la em registro externo para o mundo.

Copyright © 2015 Dario Zalis